Home Page do best seller de segurança Como Blindar seu Pc
A maior universidade Virtual de Tecnologia da Informação com ênfase em Segurança do país
Visão e referências para o público interessado em Segurança da Informação
Livros, artigos e papers publicados
Colaborações de Freire com a imprensa
Retornar Página Principal Curriculum Vitae de Alexandre Freire Envie e-mail aos cuidados de Freire




Retornar

O Globo Info Etc

Sinais de infecção

Por André Machado

"Vírus, worms e congêneres só fazem aumentar a cada ano. Mas como perceber que seu computador foi comprometido? Vale a pena ficar alerta a alguns sintomas.

O primeiro deles é a lentidão. Pode ser sinal de spyware - que lotam o cache do navegador de informações, mas também da ação de cavalos-de-tróia (por exemplo, keyloggers capturando digitações e enviando-as a um cracker). Desconfie de um computador lento demais.

Coisas feitas em horas nas quais você normalmente está longe do computador são, é claro, mais do que suspeitas. Ficar de olho nos logs - ações dos programas no sistema - ajuda a monitorar isso. No recurso Visualizar Eventos (que fica dentro de Ferramentas Administrativas, no Painel de Controle). Em primeiro lugar, se você sabe que apenas alguns programas estão ativos no sistema e encontra um monte de logs no Visualizar Eventos, algo estranho deve estar acontecendo. E, se há logs em horas "mortas", pode haver um código malicioso trabalhando.

Fique igualmente de olho nos chamados arquivos ocultos. Pesquise-os de vez em quando. A presença de muitos pode significar infecção. Do mesmo modo, a exclusão de arquivos sem motivo aparente será suspeita. É hora de escanear a máquina. Também vale ficar atento à última hora em que você mexeu em determinado arquivo. Porque, se ele aparecer mexido numa hora diferente, pode haver ali o dedo de um cracker.

Popups diversos denunciam que há programas-espiões no computador, assim como - na hora em que você digita errado o endereço de um site na internet - a aparição de um site qualquer, em vez de simplesmente uma página de erro ou aquela tradicional mensagem de busca do MSN (no IE).

Novos usuários nos perfis do Windows, surgidos do nada, podem ser outro sinal de que a máquina foi invadida, a não ser que você tenha um espírito-de-porco em casa que crie uma conta nova sem avisar ninguém. Outro sintoma é o clássico "pau" (crash) do sistema a toda hora.

Não custa lembra que muitos desses problemas podem ser evitados com antivírus, firewall e anti-spyware atualizados todos os dias. Fazer scans periódicos no sistema também é uma medida profilática. E, como hoje em dia a porta de entrada da maioria das ameaças da internet são os falsos emails (também chamados de phishing), vale lembrar como identificá-los para não clicar em seus links - que escondem worms, cavalos-de-tróia ou levam a um site.

Em primeiro lugar, leia atentamente o e-mail, que deverá ter muitos erros de concordância e ortografia. Eles são propositais, para enganar os filtros de spam/ phishing. Atualmente, os caracteres vêm em forma de imagem para confundir ainda mais esses filtros, que estão procurando se sofisticar. Passe o cursor do mouse sobre o link falso e veja se o endereço verdadeiro aparece na barra de status do e-mail, embaixo. Tome muito cuidado com extensões como .exe, .zip, .scr, .dll e .rar nos anexos. E não custa - se você achar que o email é de verdade - dar um telefonema para a instituição que supostamente o teria enviado para confirmar sua veracidade. Porque muitas entidades e empresas não enviam e-mails não-solicitados. As recomendações são do Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil)."

Para saber mais, vale consultar meu livro "Como blindar seu PC", escrito em parceria com Alexandre Freire.

Retornar Página Colaborações com Imprensa


Alexandre Freire colabora periodicamente com a midia digital e impressa em artigos em relação aos mais diferentes tópicos de Segurança da Informação. Por diversas oportunidades as matérias receberam destaque como matérias de capa de diversos jornais e sites especializados em tecnologia.

Reprodução Oficial - Fonte : Jornal O Globo (impresso e digital)

HOME  | CURRICULUM  | DOCÊNCIA  | PUBLICAÇÔES |  LIVROS |  PALESTRAS |  IMPRENSA |  PREMIOS
Copyright (c) 2007 MagicWeb Information Provider All rights reserved.